Em 1980, este ensino passou a ser ministrado na Escola Técnica dos Serviços de Saúde do Porto, ainda sob a tutela do Ministério da Saúde. Com o desenvolvimento Tecnológico em Saúde, houve necessidade da criação de uma formação superior nas áreas das Tecnologias de Diagnóstico e Terapêutica, facto que levou à integração desses cursos no sistema educativo nacional, ao nível do Ensino Superior Politécnico, passando a escola a designar-se por Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto, tendo sido alterada esta designação para Escola Superior de Saúde, em 2016. Em 2006, a E2S | P. PORTO foi reconhecida formalmente como unidade orgânica do Politécnico do Porto, tendo nessa altura, uma oferta formativa de 13 licenciaturas bietápicas.
Em 2024, fruto de um posicionamento diferenciado, a sigla da Escola Superior de Saúde foi alterada para E2S.
Atualmente, a E2S | P. PORTO é a maior Instituição de Ensino Superior Politécnico na área da Saúde em Portugal e é a terceira maior Escola do P. PORTO - maior Instituição de Ensino Superior Politécnico -, tendo cerca de 3000 estudantes em 12 Licenciaturas, 14 Mestrados (sendo um destes um mestrado internacional), 8 CTeSP's e 3 Programas Doutorais em parceria com outras IES. Dedicada ao ensino, investigação e prestação de serviços à comunidade, é dotada, na sua área específica de intervenção e no âmbito dos cursos instituídos, de autonomia estatutária, pedagógica, científica, cultural e administrativa. A E2S | P. PORTO apresenta ainda um portefólio formativo abrangente de pós-graduações e formação contínua variadas, inovadoras e relevantes, acompanhando o estado da arte na área da saúde.
Com 43 anos de atividade, a E2S | P. PORTO orgulha-se do seu percurso e dos altos padrões de ensino que sempre emanou, projetando um futuro ainda mais promissor.