Entrada > Notícias > Professora Joana Carvalho dos Santos lidera projeto INTERREG Va España-Portugal (POCTEP)
Publicado em: 17 Maio 2024

A Professora Joana Carvalho dos Santos, Investigadora do Centro de Investigação em Saúde Translacional e Biotecnologia Médica (TBIO)/Rede de Investigação em Saúde (RISE-Health) da Escola Superior de Saúde, do Instituto Politécnico do Porto, vai liderar o projeto “WinWORK: Creating Healthy Work Environments to Promote Quality of Life and Well-Being in Workplaces”, financiado com mais de meio milhão de euros pelo Fundo Europeu para o Desenvolvimento Regional (FEDER).

O principal objetivo do projeto WinWORK é promover a saúde e o bem-estar nos locais de trabalho, através de uma intervenção multidisciplinar e inovadora com participação ativa das partes interessadas. O WinWORK visa também a implementação de ações para potenciar a mudança de comportamento em saúde e o desenvolvimento de competências, recorrendo aos princípios da ergonomia, promoção da atividade física e prevenção de riscos psicossociais, através da aplicação de ferramentas virtuais imersivas adaptadas às exigências físicas e mentais do trabalho.

Este projeto transfronteiriço pretende responder ao objetivo político OP4. Uma Europa mais Social e Inclusiva do POCTEP (2021-2027). No total estão envolvidas 7 instituições parceiras dos dois lados da fronteira (ESS | P.PORTO, Universidade de Coimbra, Instituto Politécnico da Guarda, Associação Empresarial de Portugal, Cámara Oficial de Comercio, Industria y Servicios de Badajoz, Universidad de Salamanca e Fundación Centro de Cirugia de Mínima Invasión).

O WinWORK é apoiado pela Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT).

Além de promover a sua atividade de investigação no TBIO, a Professora Joana Carvalho dos Santos é docente na ESS | P.PORTO na área técnico-científica de Saúde Ambiental.