Entrada > Notícias > Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho
Publicado em: 30 Abril 2024

Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho

No dia 29 de abril de 2024, a Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto (ESS | P.PORTO), comemorou o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho com uma demonstração da Corporação de Bombeiros Sapadores do Porto relativa à atuação em Situações de Acidente e Catástrofe com Matérias Perigosas.

O objetivo desta ação foi sensibilizar a comunidade académica para a atuação em caso de acidente envolvendo produtos químicos. Os Bombeiros Sapadores do Porto estão preparados para atuar em acidentes envolvendo substâncias perigosas e realizaram uma demonstração de todo o equipamento disponível e único no país para a primeira intervenção, que incluí o veículo designado por VPMA – veículo de proteção multirriscos ambiental, com a inscrição “Hazmat”.

Este ano, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho (EU-OSHA), destacaram, no Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, o direito a um ambiente de trabalho seguro e saudável para todos, com o tema “Impactos das mudanças climáticas na segurança e saúde no trabalho”.

É fundamental sensibilizar para os efeitos das alterações climáticas no mundo do trabalho, dado que podem acentuar os fenómenos climáticos extremos, e, consequentemente, potenciar os impactos da exposição a riscos profissionais, tais como o stress térmico, a radiação UV, a poluição do ar, acidentes industriais graves, aumento de doenças transmitidas por vetores e aumento da exposição a produtos químicos.

Docentes, não docentes, investigadores, estagiários e estudantes marcaram presença nesta ação.