Entrada > Notícias > 6EBTM
Publicado em: 22 Maio 2024

6EBTM

No passado dia 17 de maio decorreu o 6º Encontro de Biotecnologia Medicinal, organizado pela área técnico-científica de Ciências Químicas e das Biomoléculas da ESS | P.PORTO. The 6th Meeting of Medicinal Biotechnology took place last 17th May. The technical scientific area of Chemical and Biomolecule Sciences of the School of Health of Porto Polytechnic hosted this event.

Terminamos a semana passada com o 6º Encontro de Biotecnologia Medicinal. Contamos com mais de 100 participantes, 56 comunicações em Póster e 6 comunicações orais. Estes trabalhos vieram maioritariamente de Portugal, mas tivemos, também, trabalhos de Espanha, Brasil e Chile.

Durante este encontro, tivemos três convidados distintos: Anabela Almeida, da Vetdiagnos, que nos falou sobre a importância da Biotecnologia Medicinal no setor veterinário; Maria Inês Almeida do i3S (Instituto de Investigação e Inovação em Saúde), agraciada com o prémio Biotech New Frontiers 2024, que nos apresentou os últimos desenvolvimentos do seu trabalho pioneiro e inovador no uso de RNA não codificado na Biomedicina; e Tiago Henriques Silva, do 3Bs (Biomaterials, Biodegradables and Biomimetics Research Group), agraciado com o prémio Research Award 2024,  que nos veio mostrar como a Biotecnologia Azul (marinha) pode ser uma caixa de ferramentas para ajudar a Biotecnologia Vermelha (saúde).

Da sessão de Pósters, foram premiados dois, um pela Comissão Científica e outro pelo público.

ENGLISH

We finished off last week with the 6th Meeting of Medicinal Biotechnology. We hosted over 100 participants, with 56 posters and 6 oral communications. These works came mostly from Portugal, but we had works from Spain, Brazil and Chile.

During the meeting, we had 3 distinct invited speakers: Anabela Almeida, from Vetdiagnos, who spoke about the importance of Medicinal Biotechnology in the veterinary sector; Maria Inês Almeida from i3S ( Institute for Research and Innovation in Health), awarded with the Biotech New Frontiers 2024 award, who presented the latest developments of her pioneering and innovative work in the use of non-coding RNA in Biomedicine; and Tiago Henriques Silva, from 3Bs (Biomaterials, Biodegradables and Biomimetics Research Group), awarded with the Research Award 2024, who showed how Blue Biotechnology (marine) could be a toolbox to help Red Biotechnology (health).

From the poster session, we awarded two distinctions, one by the Scientific Committee and the other by public voting.