Mensagem de boas vindas da Presidente da Escola, Professora Doutora Cristina Prudêncio.
No dia 2 de Outubro, os novos estudantes, colocados na segunda fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES), que ingressam agora no primeiro ano de licenciatura, têm a oportunidade de fazer a validação presencial da matrícula.
Assim que sejas colocado pelo CNAES, receberás uma SMS do P.PORTO com as credenciais para efetuares a tua matrícula online. Acede à plataforma DOMUS e procura o separador “Inscrições 2023/2024”.
Depois de concluíres a matrícula online deverás, então, apresentar-te presencialmente para a validares com a nossa equipa na escola. Estamos disponíveis para te receber a partir das 09h30 até às 11h30 e, de tarde, entre as 14h00 e as 16h00. Quando chegares, segue as indicações e dirige-te aos Serviços de Gestão Académica.
Aproveita para seguires já a ESS no Facebook e Instagram e fica por dentro de tudo o que acontece na tua nova casa.
Não te esqueças de toda a documentação necessária. Prepara-te para a validação da tua matrícula. Ainda bem que chegaste, estávamos à tua espera!
Para mais informações, contacta-nos através de mensagem por WhatsApp, para o número (+351) 934 543 895 ou envia um e-mail para pre.graduado@ess.ipp.pt.
Nota importante: Os pré-requisitos (documento obrigatório) deverão ser submetidos no ato da realização da matricula/inscrição.
FAQ's
Que documentos são necessários para fazeres a matrícula?
Os documentos de que precisas para fazeres a tua matrícula online são:
a) Uma fotografia;
b) Comprovativo da nacionalidade;
c) Comprovativo de não ter enquadramento no estatuto de estudante internacional (aplicável apenas a estudantes nacionais de países fora da União Europeia);
d) Comprovativo do número de identificação fiscal;
e) Comprovativo da vacina antitetânica atualizada;
f) Comprovativo de satisfação dos pré-requisitos (aplicável apenas a estudantes colocados em cursos que exigem a satisfação dos pré-requisitos);
No momento da validação da matrícula, deverás já ter efetuado o pagamento da primeira propina, bem como da taxa de inscrição e seguro escolar. Traz contigo um comprovativo deste pagamento para que possamos validar a matrícula.
Poderás consultar esta informação no Regulamento de Matrículas e Inscrições do P.PORTO
- Onde podes encontrar os documentos dos pré-requisitos?
Podes encontrar o formulário de pré-requisito específico da tua Licenciatura no nosso site. Acede ao separador cursos>licenciaturas e seleciona a tua licenciatura. Carrega no separador “+INFO” e faz download da documentação.
- Para efeitos de pedido do "Pass sub 23":
Deverás aceder ao menu inscrições>-pass sub23>declaração. A declaração não ficará disponível imediatamente. Deves aguardar que o documento PDF seja gerado (1 a 3 dias úteis).
- Quanto tempo demora a atualização do pagamento da taxa de inscrição/seguro escolar e a prestação de propina?
De 24 a 48 horas
- Como pedir a certidão de matrícula?
Deverás aceder ao Domus no separador inscrições>certidão de matrícula (atenção às janelas pop up que bloqueiam a abertura da certidão)
- Como pedir o estatuto de trabalhador-estudante e outros?
Deverás aceder ao separador» atividade letiva «pedido de estatuto». Consulta o regulamento dos Estatutos Especiais Dos/as Estudantes.
- Como apresentar o pedido de reconhecimento e creditação/certificação de competências?
Deverás aceder ao separador inscrições «pedido de equivalências». Consulta o regulamento de Reconhecimento e Creditação/Certificação de Competências do Instituto Politécnico do Porto.
- Quais os procedimentos para efeitos de alteração de regime, alteração de inscrição, anulação de matrícula?
Poderá obter todas as informações no Regulamento de Matrículas e Inscrições do P.PORTO
- Como fazer o requerimento de atribuição de bolsas de estudo e outras informações?
Todas as informações encontram-se disponíveis no site da DGES e dos Serviços de Ação Social do Instituto Politécnico do Porto
- Onde posso consultar o calendário escolar, horários e calendário de exames da ESS?
Deverás aceder à página da Escola, separador>comunidade.
https://www.ess.ipp.pt/comunidade/horarios-calendarios.
- Como acedo ao moodle e ao e-mail institucional?
Os acessos ao moodle e ao e-mail institucional estão disponíveis nas “Ligações Úteis” no nosso site. Faz scroll ao longo da página até as encontrares.
Nota importante: todos os contactos com os serviços da escola devem ser feitos a partir do teu e-mail institucional. Este endereço tem o teu número de estudante, que é o teu número de identificação nos registos da escola. Assim aceleras o tempo de resposta aos teus pedidos e ajudas os serviços a identificar a tua situação rapidamente.
Além disso, podes encontrar todos os regulamentos e despachos importantes para a tua vida académica no nosso site, aqui.