O arranque do ano letivo de 2024/2025 na Licenciatura em Saúde Digital, a primeira a nível nacional, foi marcado pelas “Saúde Digital Talks” no passado dia 18 de Outubro.
Tivemos a presença de várias individualidades. Além da Presidência da E2S | P.PORTO e da ESMAD, nas pessoas das senhoras Presidentes Professora Cristina Prudêncio e Professora Olívia Marques da Silva, e da coordenação do ciclo de estudos – Professor António Marques, coordenador de curso, e Professora Raquel Simões de Almeida – contamos com representantes dos parceiros estratégicos desta licenciatura.
Formalização da Comissão Consultiva para a área de Saúde Digital
A Comissão Consultiva para a área de Saúde Digital foi formalizada com a presença de representantes de organizações de relevo como o Centro Hospitalar Universitário de Santo António, representado pela Professora Rita Veloso, a Vodafone, com Nuno Bastos, a CUF - Hospitais e Clínicas, representada pela Dra. Filipa Lourenço, e ainda a Fidelidade/Multicare e a Roche, representadas por Sofia Mexia e Ricardo Encarnação, respetivamente.
Esta comissão visa fortalecer a cooperação entre a academia e o setor da saúde digital, promovendo uma educação integrada e especializada.
Apresentação do External Advisory Board e Perspetivas de Futuro
O evento também contou com a introdução do External Advisory Board, formado por Leo Anthony Celi, Ana Luísa Neves e Zen Tharani, que apresentaram as suas visões para o avanço da Saúde Digital.
Em sintonia com o tema "The Future of Health is Digital", professores da Universidad Complutense de Madrid, Jesus Flores Soler e Francisco José García, discutiram as inovações na área, abordando a crescente necessidade de transformação digital nos serviços de saúde.
Lançamento do Livro "Saúde Digital - Desenvolvimento de Soluções com o Node-RED"
Outro ponto alto do evento foi o lançamento do livro "Saúde Digital - Desenvolvimento de Soluções com o Node-RED", da autoria de Ricardo Queirós. Este livro representa uma contribuição significativa para profissionais e estudantes interessados em explorar soluções digitais para a saúde, apresentando o Node-RED como uma ferramenta para o desenvolvimento de soluções tecnológicas no setor. No prefácio, a Professora Rita Veloso salientou a importância da integração digital na saúde.
Este evento reforça o papel da E2S | P.PORTO, da ESMAD e do Politécnico do Porto na inovação educacional e na colaboração com parceiros estratégicos para preparar profissionais qualificados em áreas interdisciplinares, como a Saúde Digital.
Para mais informações sobre a Licenciatura em Saúde Digital da E2S, consulte: Licenciatura em Saúde Digital.