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Neurodevelopmental correlates of implicit-explicit learning mechanisms in children with Specific Language Impairment: Evidence from Event-Related Brain Potentials

Nome: Neurodevelopmental correlates of implicit-explicit learning mechanisms in children with Specific Language Impairment: Evidence from Event-Related Brain Potentials 

Referência: PTDC/PSI-ESP/28212/2017


Data de Início: 01-06-2018

Data de Conclusão: 31-05-2022

Duração: 48 meses

 

Parceiros:

ESS – IPP

Universidade do Minho  

Universidade de Aveiro

Programa:

Programa Operacional Competitividade e Internacionalização 


Financiamento:

ENTIDADE

ELEGÍVEL

APOIO FEDER

APOIO OE

Universidade do Minho

221.245,62€

188.058,78€

33.186,84€

Universidade de Aveiro

2.500,00€

2.125,00€

375,00€

Instituto Politécnico do Porto

2.500,00€

2.125,00€

375,00€

TOTAL

226.245,62€

192.308,78€

33.936,84€

Entidade Financiadora: FCT- Fundação para a Ciência e Tecnologia  

 

Designação do Projeto: Neurodevelopmental correlates of implicit-explicit learning mechanisms in children with Specific Language Impairment: Evidence from Event-Related Brain Potentials / Correlatos Neurodesenvolvimentais dos Mecanismos implícitos-explícitos de Aprendizagem em crianças com Perturbação Específica de Linguagem: evidência com potenciais evocados cerebrais (PTDC/PSI-ESP/28212/2017), financiamento aprovado pela Comissão Diretiva do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização em 2018-02-17, na sua componente FEDER, pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, I.P. e homologada pela Tutela, na sua componente nacional. O período de execução do projeto decorre entre 2018-06-01 e 2022-05-31 (prazo prolongado, devido à situação pandémica).

 

Objetivo: conhecer o papel que défices nos mecanismos implícitos de aprendizagem assumem na etiologia da Perturbação do Desenvolvimento da Linguagem (PDL) em crianças portuguesas em idade pré-escolar e analisar o seu impacto na aprendizagem de leitura e/ou escrita aquando da sua entrada na escolaridade obrigatória.

 

Breve descrição:

Seis por cento das crianças apresentam perturbações da linguagem sem razão aparente, que se traduzem em dificuldades em aprender a ler e escrever quando entram para a escola. Este projeto nacional visa criar estratégias de diagnóstico e de intervenção mais eficazes.

Com a participação de três instituições do ensino superior, o trabalho vai traçar o perfil neurocognitivo, no nosso país, das crianças com Perturbação do Desenvolvimento da Linguagem, também conhecida como Perturbação Específica da Linguagem. Para isso, irá avaliar cerca de cem crianças em idade pré-escolar.

Um dos objetivos é ajudar a criar estratégias de diagnóstico e de intervenção mais eficazes e evitar que estas crianças desenvolvam Dislexia Desenvolvimental no momento da entrada na escolaridade, como acontece em cerca de metade dos casos.

É também objetivo o contribuir para um conhecimento aprofundado da Perturbação do Desenvolvimento da Linguagem, identificando os marcadores eletrofisiológicos (p.e.: N100, N200 e N400) que podem ajudar a identificar de forma atempada as crianças que vão apresentar dificuldades severas a nível escolar.

 

Coordenação do Projeto na E2S/Investigadores envolvidos:

Professora Doutora Ana Sucena Santos

Professor Doutor David Tomé Bartolomeu Simões 

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