Nome: Ferramenta digital de intervenção e2-ducass: levar a literacia em saúde às populações vulneráveis para promover a atividade física, padrões alimentares saudáveis e saúde mental e cardiovascular
Referência: ERA4HE/0003/2023
Data de Início: 01 de maio de 2024
Data de Conclusão: 30 de abril de 2027
Duração: 36 meses
Financiamento: 150 000,00€
Investimento Elegível: 150 000,00€
Entidade Financiadora: FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia
Descrição do Projeto:
As populações desfavorecidas tendem a apresentar maus hábitos alimentares e inatividade física o que, por sua vez promove problemas mentais e compromete a saúde cardiovascular. De forma a contrariar estas desigualdades promovidas pelo estado socioeconómico das populações foi desenvolvida uma intervenção educativa em literacia em saúde, designado Educational Strategy on a Vulnerable Population to Improve Cardiovascular Health and Food Insecurity (e-ducass, NCT05379842). Esta intervenção visa avaliar a efetividade de dois modelos de intervenção distintos, nomeadamente uma intervenção tradicional presencial, e uma intervenção virtual em modelo de e-learning, na saúde cardiovascular de populações desfavorecidas de Córdoba (Espanha).
O presente projeto visa o desenvolvimento de uma ferramenta digital melhorada, simples e de fácil utilização que promove conteúdos educativos sobre estilos de vida saudáveis, e sua aplicação em populações desfavorecidas de Córdoba (Espanha), Porto (Portugal) e Taipé (Taiwan). Com esta ferramenta pretende-se promover a aprendizagem e melhoria do estilo de vida dos participantes, com expectáveis melhorias na saúde cardiovascular a longo prazo.
Coordenação do Projeto na E2S/Investigadores envolvidos:
Professor Doutor João Miguel Silva e Costa Rodrigues (PI)
Professora Doutora Maria Cristina Prudêncio
Professor Doutor Nuno Rocha
Professor Doutor Paulo Carvalho
Dr. Simão Rodrigues