David Tomé

Interesses de investigação: neuroprocessamento auditivo, ERPs, perturbações do neurodesenvolvimento, audiologia clínica (otoemissões acústicas e imitância acústica), biomarcadores.

 

Nota Biográfica

motivado pelo bem estar humano, do diagnóstico à reabilitação em saúde, conclui a licenciatura (BSc) em Audiologia (ESTSP, atual ESS) em 2007, mestrado (MSc) em Psiquiatria e Saúde Mental (FMUP) em 2010 e o doutoramento (PhD) em Psicologia (FPCEUP) em 2015 onde estabelece marcadores eletrofisiológicos para a epilepsia e dislexia desenvolvimental com a tese intitulada "Metamorphosis of the Waves". É autor e revisor de diversos artigos em revistas científicas, sendo convidado para aulas e palestras em diversas universidades. É membro da Associação Portuguesa de Audiologistas (APtA), da Sociedade Portuguesa de Neurociências (SPN) e da Rede Académica de Ciências da Saúde (RACS). Professor adjunto da ATC de Audiologia é atualmente investigador no CiR (Neurocognition group, Lab RP).

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Gabinete

Audiologia (1.2.15)

Orcid ID

0000-0002-1824-1019

Ciência ID

5F12-B2B1-B40B

Web of Science ResearcherID

 

Publicações Principais

  • Monteiro R, Tomé D, Neves P, Silva D, Rodrigues MA (2018). The interactive effect of occupational noise on attention and short-term memory: a pilot study. Noise & Health; 20:190-8.

    Manchaiah, V., Tomé, D., Dockens, A.L., Harn, M., & Ganesan, P. (2016). Preference to Patient-Centerdness in Undergraduate Audiology Students in Portugal. Journal of the American Academy of Audiology, 27, 816-823.
    • Tomé, D. (2015). Cognitive Auditory Evoked Potentials: Advances and Insights in Neuroaudiology. Journal of Hearing Science (I Congresso Internacional de Audiologia), 5(4), 52.
    Tomé, D., Patrício, B., Manchaiah, V., Barbosa, F., & Marques-Teixeira, J. (2015). Mismatch negativity and N2b elicited by pure-tone and speech sounds in anomic aphasia: a case study. Journal of Hearing Science, 5(2), 51-59.
    • Jesus, L. M. T, Lousada, M., Domingues, D., Hall, A., & Tomé, D. (2015). Phonological Processes in Portuguese Children with Speech Sound Disorders. Poznan Studies in Contemporary Linguistics, 51(1). DOI:10.1515/psicl-2015-0003;
    • Tomé, D., Barbosa, F., Nowak, K., & Marques-Teixeira, J. (2015). The development of the N1 and N2 components in auditory oddball paradigms: a systematic review with narrative analysis and suggested normative values. Journal of Neural Transmission, 122(3), 375-391. doi: 10.1007/s00702-014-1258-3
    • Manchaiah, V. K. C., Gomersall, P., Tomé, D., Ahmadi, T., & Krishna, R. (2014). Audiologists’ preferences for patient-centredness: a cross-sectional questionnaire study of cross-cultural differences and similarities among professionals in Portugal, India and Iran. British Medical Journal Open, 4(10), 4:e005915. doi:10.1136/bmjopen-2014-005915
    • Tomé, D., Alexandrino, A. S., Santos, R., Melo, M. C., Costa, D., & Ferreira, J. (2014). Characterization of middle-ear condition of Oporto daycare children up-to 3 years-old: A cross sectional study. International Journal of Pediatric Otorhinolaryngology, 78(12), 2132-2135;
    • Tomé, D., Sampaio, M., Mendes-Ribeiro, J., Barbosa, F., & Marques-Teixeira, J. (2014). Auditory event-related potentials in children with benign epilepsy with centro-temporal spikes. Epilepsy Research, 108(10), 1945-1949.
      doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.eplepsyres.2014.09.021
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